Teste de Cooper

por / sexta-feira, 19 setembro 2014 / Publicado emCongresso, Matérias, Medicina Esportiva
01

Nos anos 70, o nome Cooper virou sinônimo de corrida e a corrida virou febre nacional.

Sinônimo de corrida em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, Dr.kenneth Hardy Cooper foi pioneiro da medicina preventiva nos Estados Unidos.

Na foto, Dr. Renato João Reis com Dr.kenneth Hardy Cooper.
Dr. Renato João Reis teve o prazer de assistir as palestras do
 idealizador do Teste de Cooper que veio especificamente ao Brasil para o 26 Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte realizado no hotel Ouro minas em Belo Horizonte.

O teste de Cooper é uma prova exigente onde a distancia e o tempo sugerido procura provocar o Maximo da capacidade física, respiratória e cardiovascular de uma pessoa até levá-la a um ponto Maximo de esgotamento.

Criado em 1968, pelo médico e preparador físico Kenneth Hardy Cooper, o teste de Cooper, ou teste dos 12 minutos, tinha como intuito inicial verificar o nível de condicionamento físico dos soldados das Forças Armadas norte-americanas.
O avaliado devera caminharou correr sem interrupção durante 12 minutos, sendo registrada a distancia. A forma ideal de execução do teste, em termos de velocidade de deslocamento, será aquela onde o avaliado mantenha umavelocidade constante durante todo o teste.

Benefícios fisiológicos:
Aumento da eficiência dos pulmões; aumento da eficiência do coração; aumento do volume total do sangue; aumento no tamanho dos vasossanguíneos; melhora a tonicidade muscular; transforma peso gordura em peso muscular.

Deixe uma resposta

TOPO