Ultrassonografia Musculoesquelética

Ultrassonografia Musculoesquelética

O ultrassom tem ganhado cada vez mais destaque para diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de dor.

Imagens auxiliam na definição mais precisa do local onde ocorrerá a intervenção em procedimentos minimamente invasivos. Uma vantagem do uso do Ultrassom é a sua capacidade de proporcionar um diagnóstico mais preciso e rápido. Além disso, como não emite radiação, é seguro para ser aplicado em crianças e grávidas, conta Dr. Renato João Reis.

Diversas partes do corpo podem ser avaliadas por meio do exame, que é capaz de identificar lesões, mesmo quando elas estão no início. Nas articulações examinadas é possível diagnosticar rupturas, distensões, calcificações e processos inflamatórios em tendões, ligamentos, musculares e bursas. As articulações mais acometidas por dores são ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos. Nadadores, jogadores de futebol, corredores e outros atletas que movimentam bastante as coxas também podem sofrer com lesões musculares, como distensões ou rupturas, também possíveis de detectar com o Ultrassom Musculoesquelético.

A Ultrassonografia na Ortopedia tem se tornado uma importante ferramenta para o diagnóstico de diferentes tipos de dor e também para guiar procedimentos minimamente invasivos. Neste caso, o médico usa as imagens de ultrassom para definir com maior precisão o local onde realizará a intervenção, por exemplo, identificando o ponto onde será inserida a agulha.
Exemplos de procedimentos que podem ser guiados por Ultrassom:
– Infiltrações ou Viscossuplementação;
– Terapia por Ondas de Choque;
– Bloqueios de Nervos Periféricos; entre outros.

TOPO