Artroscopia do Joelho

artroscopia

Artroscopia do joelho

Artroscopia (também chamada de cirurgia artroscópica) é um procedimento cirúrgico endocópico minimamente invasivo por meio do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação. é realizada com artroscópio, tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão.

Os procedimentos artroscópicos podem ser realizados tanto para avaliar como para tratar muitos problema ortopédicos, como cartilagem anormal ou rompida, ligamentos rompidos, fragmentos de osso ou cartilagem, superfícies da articulação danificadas e inflamação no revestimentmo da articulação, ossos desalinhados.

Para se diagnosticar lesões ou doenças nas articulações pode se fazer necessária a artroscopia, pois ela proporciona a visão direta e precisa dos ossos afetados e das “partes moles” (ligamentos e cartilagens), muitas vezes não visualizadas em um raio-X.

Uma articulação geralmente contém um tecido denso, tipo almofadado, chamado cartilagem e tecidos conjuntivos do tipo fibroso, denominados ligamentos. A cartilagem e os ligamentos revestem os ossos e estabilizam a articulação para que ela se mova facilmente e sem dor. Uma estabilidade adicional e a habilidade para controlar os movimentos são dadas pelos tendões e músculos, que estão ligados aos ossos nas articulações.

artroscopia do joelho

A artroscopia do joelho é o termo utilizado para a cirurgia, minimamente invasiva;  isto é,  faz-se duas pequenas incisões, por onde, em uma delas introduzimos uma câmara de video para visualizar a articulação e pela outra incisão introduzimos pinças cirúrgicas para o tratamento das lesões internas do joelho.

artroscopia_visao

TOPO