Artrose

“Os anos não chegam sós. A artrose, uma doença reumática, é uma dessas companheiras que se tornam inseparáveis à medida que os anos passam. Entretanto, a prevenção pode contribuir retardando sua aparição.”

artroseO que é artrose?

“A artrose consistem em um processo degenerativo da cartilagem, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como, por exemplo, os quadris, os joelhos ou os pés”.

E uma doença associada ao envelhecimento das articulações em geral, que tem inicio, na maioria dos casos, a partir dos 40 ou 45 anos. Porém, também pode aparecer em decorrência de traumatismos com consequente lesão articular e de doenças congênitas que afetam as articulações como, por exemplo, a displasia do quadril.

Normalmente, o envelhecimento e a sobrecarga da articulação fazem com que a cartilagem se desgaste e ocorra a perda dos movimentos articulares; chamamos isso de perda da ADM (arco de movimento). Os sintomas da artrose são a dor e a limitação da função articular (perda da ADM). A limitação do movimento deve-se ao fator mecânico, ou seja, devido ao desgaste articular decorrente do dano existente na cartilagem.

Artrose é o mesmo que artrite?

Joelho saudável - joelho com artrose

Joelho saudável – joelho com artrose

Não, a artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, ela aparece em decorrência de uma inflamação da sinóvia articular, membrana que recobre as articulações; esta, por sua vez, se for muito persistente pode levar a uma lesão das superfícies cartialaginosas, as quais são embebidas pelo líquido existente entre as membranas sinoviais (líquido sinovial), não estando, portanto, vinculada à idade.

A artrose, no entanto, é uma alteração articular com perda da ADM e constante dor articular, está associada à idade, provoca deformidades articulares, como desvios para dentro (geno varo) do joelho ou para fora (geno valgo) do joelho, desgaste do quadril por sobrecarga, osteófitos na coluna, mais conhecidos como “bicos de papagaio”. Pode, finalmente, a artrose decorrer de traumas articulares com conseqüentes fraturas, o que acarretar uma artrose precoce.

A artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. Mas também existem pessoas assintomáticas e a artrose é, então, detectável em exames complementares como o raio-X.

A diminuição do espaço articular decorrente do desgaste da cartilagem pode ocasionar uma lesão óssea e na tentativa de reparar esse dano articular, diminuir os movimentos das articulações devido à dor e para diminuir o atrito entre elas, o corpo começa a produzir os osteófitos, conhecidos por “bicos de papagaio“.

Como prevenir a artrose?

Além da idade, existem fatores que favorecem o aparecimento da artrose. Um dos mais importantes é o sobrepeso, porque produz uma sobrecarga nas articulações. Neste sentido, é importante que a alimentação consista em dieta balanceada, sem excesso de gorduras, para evitar o sobrepeso. A obesidade sempre é acompanhada pela artrose.

Outro fator deveras importante é a atividade física, como, por exemplo, caminhar, andar de bicicleta ou nadar, evitando-se exercícios com impacto, como corridas, vôlei, futebol, etc. As caminhadas que realizamos quando fazemos compras ou passeamos não surtem efeito benéfico algum. Uma caminhada, para ser eficaz, deve ser realizada de maneira regular com passos firmes ao menos três vezes por semana, com duração aproximada de 20 a 30 minutos cada, pois somente dessa maneira e com tal freqüência as articulações se moverão em toda sua amplitude.

Outrossim, atividades apenas de final de semana pelos chamados “atletas de final de semana” podem apresentar grande risco de lesões articulares, porque se tentará compensar o sedentarismo da semana inteira em pouco tempo, apenas no sábado ou domingo.

Tratamento da artrose

O tratamento da artrose consiste em tratamento sintomático com uso de medicamentos; alívio da carga com uso de andadores e muletas; tratamento fisioterápico; infiltrações e, por fim, o tratamento cirúrgico, cada um com sua indicação e de acordo com a avaliação, grau e evolução da doença.

Entre o tratamento clinico encontram-se os medicamentos, analgésicos e antiinflamatórios, devendo–se tomar cuidado com uso indiscriminado desses últimos, pois a idade do paciente e sensibilidades gástricas muitas vezes não recomedam seu uso.

Com relação às infiltrações, devem elas ser feitas com muito critério, hoje existem medicamentos injetáveis articulares que têm a função de proteger e restaurar a cartilagem; são os ácidos hialurônicos.

Finalmente, o tratamento cirúrgico tem lugar quando os demais tratamentos já não têm mais resultados satisfatórios e a dor persiste até em pequenos esforços, com acentuada limitação das atividades diárias do paciente. Dentre o tratamento cirúrgico, podemos citar as osteotomias, cirurgias realizadas para correção de desvios de ângulos do membro afetado e as artrosplastias, que consistem na colocação de próteses, as quais podem ser totais, isto é, substituem toda articulação e as parciais, que substituem parcialmente a articulação, quando a artrose não é tão grave.