Tratamentos Cirúrgicos

- Cirurgias Artroscópicas

Definição

Artroscopia (também chamada de cirurgia artroscópica) é um procedimento cirúrgico endocópico minimamente invasivo por meio do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação. é realizada com artroscópio, tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão. Os procedimentos artroscópicos podem ser realizados tanto para avaliar como para tratar muitos problema ortopédicos, como cartilagem anormal ou rompida, ligamentos rompidos, fragmentos de osso ou cartilagem, superfícies da articulação danificadas e inflamação no revestimentmo da articulação, ossos desalinhados.

Para se diagnosticar lesões ou doenças nas articulações pode se fazer necessária a artroscopia, pois ela proporciona a visão direta e precisa dos ossos afetados e das “partes moles” (ligamentos e cartilagens), muitas vezes não visualizadas em um raio-X.

Uma articulação geralmente contém um tecido denso, tipo almofadado, chamado cartilagem e tecidos conjuntivos do tipo fibroso, denominados ligamentos. A cartilagem e os ligamentos revestem os ossos e estabilizam a articulação para que ela se mova facilmente e sem dor. Uma estabilidade adicional e a habilidade para controlar os movimentos são dadas pelos tendões e músculos, que estão ligados aos ossos nas articulações.

- Próteses de Joelho e Quadril

O joelho é uma articulação formada por um conjunto de estruturas que devem trabalhar em harmonia possibilitando a reestruturação do peso do corpo e os movimentos necessários para a marcha.

O que é Artroplastia total de joelho?

É uma cirurgia que tem como objetivo substituir as superfícies articulares desgastadas por um implante metálico interposto por polietileno (plástico) para alívio da dor e ganho da amplitude dos movimentos.

Quais as indicações para cirurgia?

Dor severa, sem melhora com tratamento clínico, isto é, com uso de medicamentos; deformidades do joelho para dentro (em varo) ou para fora (em valho); rigidez articular e incapacidade para esticar e flexionar o joelho.

Quais as causas mais comuns de dor e perda da função do joelho?

Osteoartrite
- decorre de um espessamento da membrana sinovial produzindo líquido sinovial em excesso, que pode lesionar a cartilagem.

Osteoartrose
- a cartilagem que recobre a superfície do joelho amolece e desgasta; pode ser de caráter hereditário ou idiomático, isto é, sem causa definida, o que ocorre normalmente por volta dos 50 anos de idade, e outra causa são as fraturas, as quais, se forem graves e articulares, podem levar a artrose mais precocemente.

O que se deve esperar da cirurgia?

Melhora da dor; recuperação dos movimentos necessários para sentar, andar, subir e descer escadas; para praticar atividades físicas.

O que se deve evitar após a cirurgia?

Praticar atividades físicas de impacto, como correr, jogar tênis ou outros esportes que exijam salto.

Avaliação pré-operatória:

Deve ser feita semanas antes da cirurgia; há reserva de sangue e necessidade de realização de exames de sangue (hemograma, coagulograma , glicemia) , além de eletrocardiograma e urina.

Se o paciente apresentar infecções dentárias, esta deve ser levada em conta e avaliada por um dentista, antes da cirurgia, embora a incidência de complicações pós cirúrgicas seja pouca em decorrência de tais infecções.

Orientações a serem seguidas antes da cirurgia: pré-operatório:

Providenciar andador ou muletas, que serão muito úteis e fundamentais nos primeiros dias pós-cirurgia.

Alguns exercícios devem ser realizados em casa enquanto se aguarda a cirurgia, em especial para fortalecimento da coxa. Como fortalecimento da coxa você pode fazê-lo em casa da seguinte maneira: deite-se na cama e coloque um pequeno rolo dobrado de pano embaixo do joelho a ser operado; estique o joelho, pressionando o rolo contra a cama, repita isto por 05 vezes contando até 3.

Orientações a serem seguidas no pós-operatório:

Não coloque almofadas embaixo do joelho, logo no 1º dia você iniciará sua fisioterapia fazendo exercícios, auxiliado por um fisioterapeuta. Se colaborar será mais fácil recuperar o movimento do joelho no início do tratamento! Siga as orientações do médico e do fisioterapeuta. Procure dobrar o joelho durante os exercícios. Procure não deitar sobre o lado operado.

As próteses podem ser cimentadas ou não cimentadas, a quantidade de carga que você poderá colocar sobre sua perna operada dependerá do tipo de prótese colocada. Logo que puder ficar em pé, apóie a perna operada com cuidado, dividindo seu peso entre as muletas e a outra perna.

Alta hospitalar:
No dia da alta o paciente já deve estar andando com uso de muletas ou andador e conseguir sentar no banco do carro com a perna esticada.

Em casa:
Mantenha a perna operada elevada. Não coloque almofadas embaixo do joelho operado. Continue com os exercícios aprendidos no hospital.
Entre o 7º e 10º dia após a cirurgia, seu joelho deve dobrar até 90º.
A presença de um acompanhante será necessária até você conseguir andar com muletas ou andador com segurança.

- Osteotemia