osteoporose-osso-ortopedia

A osteoporose a doença dos “ossos fracos”, causada pela diminuição da massa óssea, aumentando a chance de fraturas com pequenos impactos.

A Osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa, quando ocorre queda dos níveis hormonais. Pode ocorrer também em homens, crianças e mulheres pré-menopausa, porém geralmente ligada a fatores de risco.

A osteopenia é a alteração inicial do “enfraquecimento” dos ossos e precisa ser avaliada para tratamento precoce e evitar a osteoporose precoce.

• Menopausa ou outras alterações hormonais (hipogonadismo)
• Predisposição genética
• Fatores nutricionais como a restrição de cálcio e vitamina D
• Drogas (corticosteróides, anticonvulsivantes, anticoagulantes, drogas que diminuem hormônios sexuais)
• Alcoolismo
• Tabagismo

Sintomas

Os sintomas de dor, aparecem, a partir do momento em que os ossos, devido a osteoporose, se enfraquecem e consequentemente aumenta o risco de fratura.

O diagnóstico da Osteoporose é feito por densitometria óssea.

Como prevenir

A prevenção da Osteoporose é muito importante, geralmente ligadas a mudança do estilo de vida.

• Ingestão adequada de cálcio e vitamina D (incluindo a suplementação)
• Evitar tabagismo e outros fatores negativos
• Realização de exercícios com carga (ex. caminhada 30 minutos 5x/semana)
• Prevenir quedas: auxílio para andar (bengala, corrimão), retirar tapetes e carpetes, fazer tratamento da visão,  entre outros.

O tratamento da Osteoporose visa a prevenção de fraturas.

Além das medidas preventivas acima, existe, atualmente, diferentes classes de medicamentos para diminuir a perda óssea. O uso desses geralmente é prolongado (alguns anos) e deve-se fazer um controle com exames anuais para observar a resposta ao tratamento.