Dores no joelho? Técnica de sutura pode “salvar” o menisco lesionado

por / quinta-feira, 25 setembro 2014 / Publicado emJoelho, Ortopedia
dorjoelho

O consenso é que deve-se preservar ao máximo o menisco em pacientes jovens com lesões extensas ou com um desvio de eixo (pernas tortas)

A técnica de sutura (costura) pode “salvar” o menisco do joelho lesionado. O menisco é uma estrutura fibro-cartilaginosa e tem basicamente a função de amortecer forças aplicadas ao joelho em todo o arco de movimento. Chama a atenção o que chamamos de “anatomia vascular do menisco”: estudos demonstraram que sua parte externa é bem irrigada; por isso chamada de “zona vermelha” e sua região central não, sorvendo nutrientes; por isso chamada de “zona branca”.

As lesões de menisco causam sintomas característicos como dor bem localizada com períodos de alivio e agravo a determinados movimentos, como agachar e cruzar as pernas, inchaço, e bloqueio (travamento). O tratamento de uma lesão meniscal dependerá de sua localização, tamanho, tempo de ocorrência, idade e ligação ao esporte do paciente.

Classicamente, esta lesão é tratada por artroscopia com a retirada do fragmento lesionado, popularmente conhecida como “limpeza meniscal”. Na grande maioria dos casos, este procedimento é suficiente para aliviar a dor, queixas de travamento e faz com que atletas profissionais retornem ao esporte em 10 a 15 dias pós-operatórios.

No entanto, as pesquisas realizadas nos últimos 20 anos mostram que a grande maioria dos pacientes submetidos a este procedimento apresentam algum grau de artrose do joelho, embora a maioria não sinta nada. O consenso mundial hoje é que deve-se ao máximo preservar o menisco em pacientes jovens com lesões extensas e nos casos em que há desvio de eixo (pernas tortas), pois estes casos podem evoluir mais rápido para degeneração (desgaste) e se tornarem de difícil tratamento. Isso, especialmente em pacientes jovens que sofreram lesão traumática há pouco tempo.

Desse modo, visando preservar-se ao máximo o menisco, técnicas de sutura (costura) vêm sendo desenvolvidas.

AS INDICAÇÕES PARA A SUTURA DE MENISCO INCLUEM:
- Lesões na parte externa (periferia) do menisco em até 3 cm;
- Lesões na região central em área de 3-5 mm

Existem diversas técnicas cirúrgicas e vários dispositivos para o reparo do menisco por artroscopia. A melhor delas é sempre a que o cirurgião esta acostumado.

São elas:

- Técnica de reparo medial
- Técnica de reparo laterais
- Desbridamento (remoção do tecido desvitalizado presente na ferida) meniscal
- Técnica de fora para dentro
-Técnica de dentro para fora
-Técnica “all inside”

Durante a sutura, o cirurgião pode ainda fazer uso do coágulo de fibrina ou de plasma rico em plaquetas (PRP) a fim de se criar estimulo biológico maior para que a cicatrização da lesão ocorra.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/

Deixe uma resposta

TOPO