Viscossuplementação: A infiltração de ácido hialurônico no joelho é um tratamento inovador

por / quinta-feira, 16 outubro 2014 / Publicado emJoelho, Matérias, Ortopedia
VISSO

ANATOMIA DO TECIDO CARTILAGINOSO DO JOELHO

Uma articulação é formada por dois ossos, que são unidos entre si pela cápsula articular e por outras estruturas, como ligamentos, tendões, meniscos, etc… As extremidades ósseas dentro da articulação são revestidas por cartilagem, um tecido branco brilhante, que forma uma superfície regular e lisa para que os ossos possam se articular entre si. Um líquido transparente e viscoso, chamado de líquido sinovial, é produzido pelas paredes da articulação e funciona como lubrificante e como fonte de nutrientes para a cartilagem.
Artrose é o nome que se dá ao processo de desgaste da cartilagem de uma articulação. São inúmeras as causas desse desgaste que, em vários casos, pode chegar ao extremo de ficar osso em contato com osso. Numa articulação com artrose, o líquido sinovial falha nas suas funções porque sua viscosidade está diminuída e o efeito de lubrificação e absorção de choques está reduzido.
VISCOSSUPLEMENTAÇÃO ARTICULAR – TRATAMENTO APROVADO, MODERNO E SEGURO!
Não existe ainda um tratamento definitivo para a artrose que seja capaz de reverter o desgaste da cartilagem hialina. Vários estudos estão em andamento pelo mundo todo e esperamos que uma solução melhor do que as que temos agora estejam disponíveis em breve. Os tratamentos conservadores, ou seja, aqueles que não precisam de cirurgias, existentes no momento, têm a finalidade de aliviar os sintomas – a dor é o mais importante deles – e retardar a evolução da doença.
Dentre as várias possibilidades de tratamento conservador atualmente disponíveis para o tratamento da artrose existe a viscossuplementação. É uma técnica terapêutica que consiste em infiltrar numa articulação artrósica um medicamento de alta viscosidade que irá melhorar o ambiente intra-articular, aliviando a dor e retardando o desgaste da articulação. O medicamento é semelhante a um gel e funciona como se fosse um lubrificante, diminuindo o atrito entre as superfícies em contato, o processo inflamatório e a dor.

HISTÓRIA
A viscossuplementação existe há vários anos em países do primeiro mundo. No Canadá, por exemplo, o tratamento foi introduzido em 1.993. De lá para cá novos medicamentos foram desenvolvidos e hoje o médico tem à sua disposição muitos medicamentos. O tratamento é inovador, moderno e seguro. Aprovado pelo FDA nos Estados Unidos. Tem garantido alívio e impedido o avanço do processo degenerativo condral de milhares de pessoas mundo afora.
LÍQUIDO SINOVIAL NORMAL
Para se entender a viscossuplementação precisamos antes entender o papel do ácido hialurônico na articulação normal. Trata-se de uma molécula grande, com peso molecular em torno de 5.000.000 Da ( daltons ). Tem um papel biológico e biomecânico muito importante. Em situações de alta carga as suas propriedades viscoelásticas agem amortecendo a transmissão de forças entre as superfícies cartilaginosas. O tecido cartilaginoso normal não suporta muito impactos repetitivos e é o ácido hialurônico presente no líquido sinovial que protege a cartilagem dessas pressões.

LÍQUIDO SINOVIAL NA ARTICULAÇÃO COM ARTROSE
Na articulação artrósica temos o seguinte problema: o ácido hialurônico do líquido sinovial tem o seu peso molecular diminuído pelo meio hostil intra-auricular, onde moléculas bioativas ( citoquinas, mataloproteases, neuropeptídeos, etc… ) quebram o ácido hialurônico em moléculas menores, com menor peso molecular. Essas moléculas de peso molecular mais baixo não têm as mesmas propriedades viscoelásticas do ácido hialurônico normal e não conseguem fazer o seu papel na absorção de impactos e lubrificação da cartilagem. Resumindo: na articulação com artrose o líquido sinovial não é tão viscoso quanto deveria ser e esse é um dos fatores que ajuda no avanço do desgaste da cartilagem. A cartilagem está menos protegida na artrose.
PROCEDIMENTO RÁPIDO, INDOLOR E SEGURO

É um procedimento rápido e relativamente simples, praticamente indolor, que pode ser feito em ambiente ambulatorial, na maioria das vezes com anestesia local e sempre utilizando-se as técnicas assépticas. Depois da aplicação o paciente pode andar normalmente. É recomendado apenas evitar grandes esforços por alguns dias. A maioria dos pacientes relata sentir um alívio importante da dor e diminuição da crepitação articular depois das aplicações.

ARTICULAÇÃO PROTEGIDA
Depois da aplicação a cartilagem da articulação está mais protegida devido à diminuição do atrito e ao aumento na capacidade de absorver choques.
SYNVISC® e SYNVISC-ONE®
Um dos medicamentos mais prescritos atualmente para a viscossuplementação chama-se Synvisc®. Trata-se de um composto chamado Hylan GF-20, cujo peso molecular é de aproximadamente 6.000.000 Da, ou seja, é maior do que o ácido hialurônico presente no líquido sinovial normal de um adulto. Seu efeito parece ser superior ao dos outros medicamentos. Foi aprovado pelo FDA em 1.997. Em 2.009 foi aprovado a apresentação Synvisc-One®. Mais de uma centena de trabalhos científicos foram feitos com esse medicamento em diversos centros de pesquisa mundo afora. É fabricado pela empresa norte-americana de biotecnologia Genzyme, que atualmente faz parte do grupo Sanofi-Aventis.
MÉDICO ESPECIALISTA

A infiltração articular do joelho deve sempre ser feita por médico especialista e em ambiente próprio, usando todas as técnicas assépticas. O especialista sabe qual paciente pode receber o medicamento, o momento certo da aplicação, o local correto para aplicação, aplicará sempre anestesia para evitar dor, decidirá qual medicamento usar e sua dosagem, além de orientar sobre os cuidados após a aplicação e a necessidade de repetir as aplicações no tempo certo para o tratamento ser efetivo.

TOPO