Esporão calcâneo: terapia pode ser por ondas de choque

por / quinta-feira, 15 janeiro 2015 / Publicado emMatérias, Ondas de Choque
fascites

A alternativa no tratamento do esporão do calcâneo vem apresentando bons resultados.

Em substituição a vários tipos de cirurgias em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos, a TOC (Terapia por Ondas de Choque) vem apresentando resultados satisfatórios. Entre as patologias tratadas com este método está o esporão do calcâneo – doença degenerativa que atinge a parte anterior do osso do calcanhar.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista Dr. Renato João Reis, existem dois tipos de esporão: o inferior, que compromete a fáscia plantar e o posterior, da bolsa retrocalcânea, localizada na parte inferior dos pés. O osso do calcâneo é o maior de toda a estrutura óssea do pé e suporta o peso do corpo, podendo sofrer impactos constantes e intensos. O esforço excessivo nessas regiões pode causar inflamações e fissuras.

Segundo Dr. Renato, a dor é o principal sintoma do esporão do calcâneo. Normalmente, ela é sentida de maneira pulsante na zona plantar do calcanhar. O incômodo normalmente surge ao colocar o sapato, após a prática de esportes. Nem todas as dores no calcanhar, no entanto, são sinais de esporão. Por isso, é necessário realizar exames físicos ou radiografia para diagnosticar o problema.

Antes do advento da TOC, o tratamento para o esporão do calcâneo previa fisioterapia e, muitas vezes, infiltração com corticóides. “Agora, com algumas aplicações da terapia, o problema poderá ser solucionado de maneira eficaz. É importante destacar que a TOC reduz o processo inflamatório, acelera a desmineralização do esporão e estimula a produção de um novo tecido vascular que auxilia na renovação dos tecidos afetados, o que, consequentemente, elimina ou alivia a dor”, salienta o especialista.

Dr. Renato João Reis

Dr. Renato João Reis

Médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia nos Hospitais Dr. Mario Gatti e Hosp. Vera Cruz, durante sua formação e especialização fez também estágio no Hospital da AACD (Associção de Assistência a Criança Deficiente) na cidade de São Paulo.

-Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) -Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte) -Membro do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas -Membro da SBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque – Clinica da Dor) -Sempre buscando atualizações em congressos nacionais e internacionais como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine), XXVI Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, XXIV Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte e XI Congreso Sudamericano de Medicina Del Deporte, Congresso Brasileiro de Cirurgia

 

TOPO