Epicondilite Lateral (chamado cotovelo de tenista) alto índice bons resultados com TOC

por / quarta-feira, 01 outubro 2014 / Publicado emMatérias, Medicina Esportiva, Ondas de Choque, Ortopedia
cotovelo

Jogadores de tênis e jogadores de golfe são vítimas freqüentes de dor no cotovelo. Arremessadores, trabalhadores manuais, jardineiros ou outras pessoas que necessitam de movimentos que incluam tensão e repetição no cotovelo também podem sentir os mesmos sintomas e serem igualmente limitados por estes.

O chamado cotovelo de tenista (ou epicondilite lateral) é uma situação dolorosa em cima e ao redor da saliência óssea do lado de fora do cotovelo. A dor pode se irradiar ao longo do antebraço. O ato de dar a mão ou segurar ou elevar algo pode ser extremamente doloroso.

O cotovelo de golfista é uma situação similar. O foco da dor é na saliência óssea interna do cotovelo, do lado medial, sendo por isto chamado epicondilite medial.

De início, repouso da articulação e gelo é o tratamento de escolha. Além disto, antiinflamatórios ou imobilizações podem ajudar. Finalmente injeções de corticóides no local, porém ser dolorosas.

Para os casos resistentes e que não melhoram com nada disto, antes de se pensar em cirurgia, a terapia por ondas de choque passa a ser a alternativa de escolha pelo seu alto índice de bons resultados.

TOPO