Dores no Joelho – Causas e Sintomas

por / segunda-feira, 20 outubro 2014 / Publicado emJoelho, Matérias, Ortopedia
Dores no joelho

Dores no Joelho – Causas e Sintomas
Saiba quais as principais causas de dores no joelho e o que acontece. Além disso, veja também qual o melhor tratamento para amenizar e tirar a dor no joelho.

Nosso corpo é repleto de músculos, articulações e outras estruturas que permite diversos movimentos e que possuem outras funções. Quando algo acontece de errado com uma dessas partes que compõe o corpo, o principal sinal é a dor. A dor é um indicativo de que algo de errado está acontecendo com nosso corpo, seja uma infecção ou uma inflamação, gerada pela presença de alguma bactéria ou vírus, ou devido algum trauma. Os lugares mais comum para o aparecimento de dores são as articulações, principalmente a do joelho, além de dores nas costas e até dores nas axilas. O joelho além de ser um lugar muito fácil de se traumatizar, também possui uma articulação um pouco instável que precisa se reforçada sempre com exercícios de fortalecimento. Conheça as principais causas de dores no joelho.
A dor no joelho
A dor é algo muito amplo e pode se manifestar em qualquer lugar que seja inervado e em qualquer lugar que se movimente. Por isso, a maior incidência de dores é nas articulações. As dores podem ser em pontadas, dores como câimbras, dores agudas, como se tivesse algo pontiagudo perfurando a pele, entre outras. A dor irá variar de acordo com o lugar e com a causa da dor.

No caso da dor no joelho, existem diversas causas que podem causa-la. Para saber a causa da dor é preciso ir a um médico. Mas dentre todas as causas, as causas mais comuns de dores no joelho são:

 

Diagnóstico Características
Síndrome de dor Patelo-femural
(Patelo = rótula)
Jovens. Rótula mal Alinhada em sua articulação com o fêmur.
Implantação alta da rótula Jovens
Síndromes de sobrecarga Atletas, corredores, dançarinas, obesos.
Defeito alinhamento entre coxas e pernas Pernas “em xis”, arqueadas, rotadas.
Hipermobilidade da rótula A rótula desliza fora da calha no fêmur.
Doenças da rótula Condromalacia, osteocondrite.
Síndrome do coxim gorduroso Dor na “bola” de gordura que se forma na região interna do joelho.
Bursite Na frente ou abaixo da rótula.
Tendinite Mais freqüente na região interna da perna.
Doenças dos meniscos Após traumatismo ou em idosos. Também ocorre em situações de sobrecarga crônica.
Ruptura parcial ou total de ligamentos
Doença de Osgood-Schlatter Dor e inchume na perna logo abaixo da rótula. Entre 9 e 15 anos. Mais em sexo masculino (ver osteonecroses).
Doenças da membrana articular (sinovial) Sinovite vilo-nodular, condromatose, tumores malignos.
Osteoartrite (artrose) Desestruturação da cartilagem.
Artrite (sinovite) Doenças inflamatórias ou infecciosas.

Fonte Tabela: ABC da Saúde

 

Tratamento

O tratamento da dor irá depender da causa, mas na maioria dos casos é indicado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatorios, caso haja a presença de inflamação. Diferente disso, existe a Fisioterapia que através dos seus recursos de crioterapia, eletroterapia e exercícios de fortalecimento também auxiliam no alívio da dor.

 

 

FONTE: http://www.sempretops.com/saude/dores-no-joelho/

TOPO