Terapia por Ondas de Choque  na Tendinite Calcárea do Ombro

28

A tendinite calcárea é um tipo de tendinite de ombro em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão. Muito comum em pessoas próximas aos 40 anos, atinge principalmente as mulheres.

Neste tipo de problema, parece que a presença de cálcio nos tendões do manguito rotador é relativamente comum.

Alguns estudos também têm sugerido que entre 2 e 20% das pessoas podem ter cálcio presente em seus tendões do manguito rotador, sem sintomas.

Com isso, o ombro torna-se sintomático quando ocorre uma reação inflamatória em relação ao cálcio dentro do tendão do manguito rotador. É essa reação inflamatória que causa sintomas – e não a presença do cálcio em si.

Há duas teorias a respeito de como o cálcio passa a ser “depositado” no tendão. Uma teoria é que o cálcio é depositado em áreas. A outra, é que o cálcio é depositado em áreas do tendão com baixo fluxo sanguíneo ou com hipoxia (baixo teor de oxigênio).

Slide10

Slide11

Pacientes com tendinite calcárea podem não sentir absolutamente nada.

Outros, porém, podem apresentar dor crônica (de leve a moderada), desconforto no ombro ou dor aguda no ombro relacionada à reação inflamatória contra o depósito de cálcio, pelo fato do corpo tentar a reabsorção.

A dor normalmente é sentida para o lado do braço e o ombro tende a doer durante a noite.

Tratamento da Tendinite com TOC

Em boa parte dos casos, o tratamento convencional, que inclui fisioterapia e anti-inflamatórios, resolve. Porém, em determinadas situações, a cirurgia pode ser indicada para a remoção da calcificação.

A terapia por ondas de choque é uma alternativa à cirurgia para os pacientes que não obtiveram melhora com o tratamento convencional.

Vantagens da Terapia por Ondas de Choque:

É um tratamento não invasivo.
É ambulatorial
Não requer anestesia.
É de menor risco.
Custo mais acessível que o de uma cirurgia.

É preferível utilizar um aparelho gerador de ondas de choque acoplado com ultrassonografia ou raio-X para focalizar a onda de choque na calcificação. O uso de alta energia é mais eficaz e as aplicações são feitas com intervalos de 7 dias, num total máximo de 3 aplicações.