Dicas para ajudar alguém que sofre um colapso cardíaco perto de você

por / sexta-feira, 12 fevereiro 2016 / Publicado emCuidados com a saúde fisica, Dicas Saúde Física, Matérias, Medicina Esportiva, Ortopedia

É recomendado ficar ao lado da vítima, se necessário iniciar massagem cardíaca e esperar socorro especializado. Nunca transportar em carro que não seja ambulância

Recentemente, alguns fatos ocorridos com atletas nos fizeram usá-los como tema desse artigo. Dois corredores sofreram colapso circulatório enquanto corriam num calor ambiente acima de 32ºC. Causa frequente de problemas, o calor excessivo leva à temida hipertermia, com perda de consciência, desidratação grave e alto risco de morte súbita.

euatleta_cardiologia_socorro_1

Os dois atletas foram atendidos, porém de maneiras diferentes. Um deles foi assistido por um médico que o massageou até a ambulância chegar e assim conseguiu salvar a vítima. O outro teve a tentativa de salvamento feita por um colega que tinha noções vagas do que fazer.

Primeiramente, percebeu que a vítima respirava e que tinha um pulso fraco, mas ainda palpável. Afobado, o colega não esperou a ambulância, colocou o atleta no banco de trás do carro de um conhecido e o levou ao Pronto Socorro.

Quando chegaram, a vítima estava em Parada Cardiorrespiratória(PCR) com as extremidades roxas! Após manobras de ressuscitação efetivas, conseguiram fazer o coração bater espontaneamente, porém o atleta entrou em coma total por alguns dias e acabou falecendo na UTI.

Como interpretamos esses fatos? A grande diferença está nas atitudes de cada tentativa de salvamento. No primeiro caso, as manobras de salvamento ou de ressuscitação foram as recomendadas: ficar ao lado da vítima, e se ela estiver inconsciente, sem pulsação e sem respirar, iniciar a massagem cardíaca com ambas as mãos superpostas no centro do tórax, num ritmo de 100 vezes/minuto até a chegada do socorro especializado. Nunca transportar em carro ou outro meio que não for ambulância. A pressa pode ser letal. 

No segundo caso, infelizmente, a atitude tomada não foi a recomendada. Levar desesperadamente a vítima em carro é totalmente inadequado e pode causar asfixia. A recomendação é ficar ao seu lado, se for possível tentar pegar uma veia e ligar um soro ou aplicar ampola de glicose na veia. Nenhum leigo é responsável pelo o que vier a acontecer se ficar aguardando o socorro, mas se o transportar de modo inconveniente e sobrevier parada cardíaca seguida de morte súbita, ele poderá ser acusado de causador dessa terrível complicação.

Por enquanto, quando presenciar um colapso cardíaco de um atleta siga essas informações básicas: fique ao lado da vítima, se necessário inicie uma massagem cardíaca com ambas as mãos e aguarde o socorro especializado.

TOPO