Condroprotetores

download

Nas cartilagens, os condrócitos sintetizam os vários tipos de proteoglicanos que formam juntos com a matriz colagênica um complexo supramolecular que dão a este tecido a função de uma mola biológica capaz de resistir a forças de alta compressão, além de estarem envolvidos no crescimento e remodelação do tecido. As cartilagens têm um altíssimo teor de proteoglicanos que são responsáveis pela sua estrutura morfológica e pela nutrição das células cartilaginosas. Como os proteocondroitins sulfato são os maiores constituintes das cartilagens, espera-se que fornecendo glucosamina e condroitina, haja uma melhora das condições biológicas do tecido.

136-616

Os condroprotetores são agentes condromoduladores, dos quais a função é retardar e diminuir a progressão degenerativa. Esses agentes são considerados medicamentos de ação lenta, propondo-se três efeitos primários como condroprotetor: sustentar o aumento do metabolismo dos condrócitos e células sinoviais; inibir as enzimas degenerativas do líquido sinovial e da matriz cartilaginosa; e inibir a formação de microtrombos nos vasos da circulação que nutrem a articulação.
Entre esses os seus principais são o sulfato de condroitina e glucosamina. Nas formulações temos esses compostos isolados, combinados entre si e também acrescidos de outros condroprotetores que se propõem a ter efeitos benéficos na articulação, como o metil sulfonil metano (MSM), algumas vitaminas (C, E), ácidos graxos (ômega 3) e minerais (Mg, Bo, Mn), cuja ação antioxidante pode beneficiar na redução da formação de radicais livres da articulação afetada

 

TOPO