Medicina do esporte cuida dos atletas antes, durante e depois dos treinos

IMG_83772

Quando ouvimos falar em medicina esportiva, imaginamos aquele médico na beira do gramado, atendendo os jogadores de futebol contundidos. Mas esse cuidado não é exclusivo para atletas de alto nível, ressalta o Dr. Renato João Reis.
A medicina esportiva procura prescrever, por meio do diagnóstico, exercícios para as pessoas, sejam elas atletas profissionais ou não. Todos que praticam atividades físicas devem ter acompanhamento especializado. Um médico do esporte avalia o calendário de atividades de um atleta para saber quando aumentar ou diminuir os exercícios. Já uma pessoa sedentária tem que ter disposição para brincar com os filhos, ou seja, precisa de outras atividades”, explica o médico.

O objetivo da medicina esportiva é avaliar os praticantes antes, durante e depois das atividades físicas. De acordo com Renato, exames que são solicitados normalmente para avaliar outros problemas, podem ser úteis para saber se o paciente pode ou não praticar exercícios.
“O teste ergométrico, conhecido pela capacidade de avaliar o funcionamento do coração, também pode ser solicitado pelo médico do esporte para determinar a intensidade dos exercícios. Dependendo do resultado, o treino pode ser mais ou menos intenso. A densitometria óssea, indicada normalmente para revelar se o paciente tem osteoporose, é considerada pela medicina do esporte um método preciso para avaliar a composição corporal: percentual de massa magra (músculo), gordura e massa mineral (óssea)”, diz Renato.

TOPO