INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DA DOR POR MEIO DAS ONDAS DE CHOQUE

por / quarta-feira, 02 dezembro 2015 / Publicado emJoelho, Matérias, Ondas de Choque
terapia ondas de choque

A Terapia com ondas de choque, utilizada em tratamentos ortopédicos, mostra resultados contra dores crônicas, dispensa cirurgias e diminui o tempo de recuperação do paciente

Um dos maiores desafios da medicina moderna é a busca por tratamentos não invasivos, que possibilitem uma recuperação mais rápida e efetiva do paciente, principalmente quando se trata de atletas de alto rendimento.

A terapia por ondas de choque extracorpórea (TOC) é indicada para paciente com retardo de consolidação de fraturas, tendinites crônicas, epicondilites e esporão de calcâneo, dentre outras, que não tenham obtido resultados satisfatórios com o tratamento habitual. Essas ondas são focadas diretamente na região da fratura não consolidada ou da dor crônica a ser tratada. O procedimento faz com que haja aumento da irrigação sanguínea no local e a quebra de depósitos calcificados. Esses dois fatores fazem com que a dor desapareça.

Para atletas, sem dúvida alguma a recuperação do ‘lesionado’ é muito mais rápida e satisfatória e o retorno aos treinos e provas é acelerado, se forem respeitados os prazos para a cura das inflamações.

Hoje a TOC é uma das mais modernas opções empregadas na medicina esportiva. “É usada para tratamentos relacionados à dor, inflamação dos tendões, casos de fraturas não consolidadas, fascite plantar, esporão de calcâneo e também as distensões, além da periostite (inflamação da membrana mais externa do osso), comum em atletas que praticam corrida”, explica Renato João Reis, especialista no tratamento.

end

 

TOPO