Infiltração no Joelho: tire suas dúvidas

por / quarta-feira, 22 outubro 2014 / Publicado emJoelho, Matérias, Medicina Esportiva, Ortopedia
infiltração joelho

Infiltração no joelho. Basta o ortopedista informar o tratamento para que os pacientes comecem a se preocupar. Muitos temem o procedimento por falta de informação ou por julgarem que será um procedimento doloroso. Mas, afinal, o que é a infiltração no joelho? Quando ela deve ser realizada? Há riscos?
O DR. Renato João Reis Médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia, Medicina Esportiva tira todas essas dúvidas na entrevista abaixo. Acompanhe.
1) O que é uma infiltração na articulação?
Infiltração na articulação é uma injeção medicamentosa aplicada diretamente no espaço articular.

2) Quando as infiltrações no joelho são indicadas?
As infiltrações são indicadas quando joelho apresenta um quadro de dor causada por processo inflamatório que pode vir acompanhado de lesões da cartilagem e de artrose.
Quando se trata, apenas, de processo inflamatório indicamos as medidas tradicionais de tratamento, como uso de medicamentos , gelo e fisioterapia , mas, quando se trata de lesões da cartilagem e artrose disponibilizamos de outros tratamentos, como uso de viscossuplentação, que consiste na aplicação intraarticular de acido hialuronico intraarticular no joelho e também, em alguns casos específicos, o uso do PRP.

3) Como é feita a infiltração? É um procedimento doloroso?
A infiltração é feita através de um procedimento estéril (asséptico) por meio de uma injeção que atinge diretamente o espaço articular. A infiltração é precedida por uma anestesia na pele e na cápsula articular e, por isso, dói tanto quanto uma injeção em outro local, ou seja, somente a dor da picada na pele e a ardência momentânea causada pela aplicação do anestésico. A infiltração em si não causa dor alguma, já que foi precedida por uma anestesia local.

4) Quais substâncias são utilizadas?
Normalmente, são utilizados os corticoides, que são substâncias anti-inflamatórias potentes. Existem tipos específicos de corticoides que são mais utilizados nos joelhos, que cabe ao ortopedista escolher a partir da avaliação do caso. Anestésicos também são utilizados algumas vezes quando a pessoa é acometida de dores agudas intensas. No caso da artrose, a medicação mais indicada para ser injetada na articulação é o ácido hialurônico, que ajuda a melhorar a viscosidade do líquido sinovial (fluido viscoso que tem a função de lubrificar a articulação). Ele funciona como um lubrificante e aumenta a nutrição da cartilagem das articulações, em especial a do joelho e, com isso, auxilia a atenuar a dor.

5) Quais os riscos do excesso de infiltrações?
Os corticoides quando usados de maneira adequada ,em suas doses recomendas, podem ser um grande aliado as viscossuplentacoes como em casos de lesões cartilaginosas e alguns graus de artroses acompanhados de dores crônicas no joelho como sinovites .
As infiltrações com acido hialurônico podem ser administradas em três doses com intervalos semanais ou em dose única , pois existem no mercado varias marcas , com concentrações distintas.

6) Alguns jogadores de futebol passam pelo tratamento com infiltrações para poder jogar uma partida. Essa é uma prática recomendável? Por que?
Cada caso é um caso, mas em linhas gerais, as infiltrações não devem ser utilizadas para se mascarar um quadro doloroso a fim de possibilitar a prática de alguma atividade. A ausência de dor proporcionada pela infiltração, nestes casos, pode levar à piora do quadro articular com a sobrecarga da articulação já lesionada.

infiltração joelho

infiltração joelho

7) Quantas infiltrações podem ser feitas durante o tratamento no joelho, por exemplo?
Não existe um número definido, mas o uso freqüente de medicações corticóides pode enfraquecer os tecidos articulares e predispor a lesões mais complexas no futuro. Portanto, as infiltrações à base de corticóides devem ser limitadas ao mínimo possível à critério médico.

8) Qualquer paciente pode ser submetido à infiltração? O que fazer quando esse tratamento deixar de surtir efeito?
Pacientes hipertensos e diabéticos devem evitar as infiltrações com corticóides. Infiltrações com medicações à base de ácido hialurônico para os casos de artrose no joelho não devem ser realizadas em pacientes com estase venosa ou linfática na perna afetada, tampouco em pacientes com infecção na articulação ou com reação inflamatória mais severa no joelho acometido. Se quando indicadas as infiltrações não surtirem mais efeito, o caso deverá ser analisado cuidadosamente pelo ortopedista para considerar uma nova modalidade terapêutica.

Dr. Renato João Reis

-Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
-Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte)
-Membro do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas
-Membro da SBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque)
-Sempre buscando atualizações em congressos nacionais e internacionais como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine)

TOPO