Infiltração guiada por ultrassom

por / quinta-feira, 05 setembro 2019 / Publicado emMedicina Esportiva, Ortopedia
62374514_532848413916757_1710337131857454920_n

As indicações mais comuns são as osteoartrites, contusões nos esportes, processos inflamatórios como tendinites, nódulos, epicondilite, entre outros.

Infiltrações são uma importante estratégia no tratamento de dor e inflamação, com injeção de medicamentos de ação anti-inflamatória dentro da articulação. Além disso, evitam deformidades e possível incapacidade funcional que as doenças reumatológicas podem causar.

Quando guiadas por ultrassom, permitem uma melhor visualização da agulha e seu posicionamento correto durante o procedimento, oferecendo melhores resultados. O processo alivia a dor, aguda ou crônica, e diminui o processo inflamatório.

INFILTRAÇÃO GUIADA POR ULTRASSOM INFILTRAÇÃO GUIADA POR ULTRASSOM 1 INFILTRAÇÃO GUIADA POR ULTRASSOM 2

Onde infiltrar?

Locais mais comuns: Nas doenças e dores articulares: infiltração nunca é no osso, mas pode ser aplicada também no espaço entre eles, o espaço da articulação entre dois ossos (por exemplo, entre o fêmur e a tíbia, para o joelho). É muito utilizada em pacientes com reumatismo, como por exemplo osteoartrite reumatóide, artrite gotosa, e até mesmo artrose degenerativa, ou nos iniciantes desportivos que cursam com dores ou crepitações

Nos tendões: infiltração será usada como um último recurso depois que outros tratamentos não tiverem sucesso, geralmente fazemos na circunferência ou ao redor do tendão. As melhores indicações são tenossinovite, isto é, a inflamação da bainha do tendão, e entesopatias ou na inserção do tendão ao osso.

No músculo: é comum se infiltrar no tratamento de lesões musculares (pode ser até retirado o hematoma) ou nas fibroses que são as cicatrizes que os atletas sofrem e evoluem com rigidez. A dor é bem localizada no esforço com excelentes resultados.

 

 O aparelho de ultrassom é utilizado para que o médico encontre o local exato da lesão. Todo procedimento é realizado após anestesia local, para evitar dor e desconforto durante a aplicação.

Diversas medicações podem ser utilizadas nas aplicações, como corticosteróides, o mais usado, com alta potência anti-inflamatória, e o ácido hialurônico, mais recomendado em articulações com artrose, dando efeito analgésico e lubrificação da articulação.

Temos ainda as infiltrações com células mesenquimais, PRP e células tronco, mas ainda em estudos que comprovem sua eficácia, prometendo a cicatrização e regeneração tecidual.

Em conclusão, este tratamento local é uma boa indicação pela sua resposta rápida e eficiente, desde que preencha as indicações e técnicas adequadas, mas como sempre o melhor é prevenir as lesões !

A clínica Ortopédica e Radiológica Renato João Reis realiza infiltração guiada por ultrassom para trazer resultados mais positivos ao paciente.

Entre em contato conosco e agende sua consulta.

DrRenatoJoaoReisortopedista

Dr. Renato João Reis

Médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia nos Hospitais Dr. Mario Gatti e Hosp. Vera Cruz, durante sua formação e especialização fez também estágio no Hospital da AACD (Associção de Assistência a Criança Deficiente) na cidade de São Paulo.

-Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) -Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte) -Membro do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas -Membro da SMBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque – Clinica da Dor) -Sempre buscando atualizações em congressos nacionais e internacionais como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine),  Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte e Congreso Sudamericano de Medicina Del Deporte, Congresso Brasileiro de Cirurgia, entre outros.

TOPO