ARTROSE – Fatores que podem acelerar o processo, tratamento

por / quarta-feira, 08 julho 2020 / Publicado emMatérias, Medicina Esportiva, Ortopedia
317044f3d777078402d6b98afcf80c85

ARTROSE

Quando falamos sobre a artrose, antes de mais nada, precisamos esclarecer que não se trata de uma doença. Também chamado de osteoartrose, esse quadro é uma condição natural, que faz parte do envelhecimento do organismo.
Por não se regenerar e não ser vascularizada, a cartilagem articular vai se desidratando e tornando-se mais fina com o passar dos anos. Esse fenômeno tem início no auge do desenvolvimento osteoarticular, por volta dos 28 anos. É um processo vagaroso, progressivo e, inicialmente, assintomático.
Ainda que esta seja uma circunstância inerente ao envelhecer, existem alguns fatores que podem acentuar o desgaste da cartilagem articular.
Fatores que podem acelerar o processo
Apesar de ser um fenômeno global, a artrose não se manifesta da mesma maneira em todos os pacientes. As características genéticas definem, por exemplo, quando o desgaste se fará notar e em quais articulações ele acontecerá.
Mãos, joelhos, quadril e coluna costumam ser os locais mais acometidos. Os sintomas costumam surgir a partir dos 40 anos. Alguns fatores externos, relacionados ao estilo de vida do paciente, podem acelerar o processo. São eles:

• excesso de peso e obesidade;
  • exercício físico intenso;
  • e esportes de alto impacto.

Essas condições sobrecarregam as articulações, predispondo a estrutura ao desgaste e à perda da sua função de forma mais rápida. Além disso, traumas e doenças metabólicas ou reumatológicas podem desencadear a artrose.
Dor, rigidez e dificuldade de movimentação, diminuição da flexibilidade, inchaço e estalos na articulação são os principais sintomas da artrose. O tratamento será focado no controle desses sinais, uma vez que a artrose não tem cura.

Tratamento da artrose e cuidados preventivos

A abordagem terapêutica da artrose tem como objetivo aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles levem uma vida normal, sem dificuldades para realizar as atividades diárias.
O tratamento conservador é baseado no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINE), em conjunto com fisioterapia e atividades físicas de baixo impacto (como hidroginástica, natação, pilates e caminhada).
Já o tratamento cirúrgico pode ser indicado nos casos de grave comprometimento da função articular. As técnicas utilizadas incluem artroplastia (substituição total ou parcial da articulação adoecida por uma prótese) e osteotomia (seccionamento e realinhamento das estruturas ósseas), entre outras.
De acordo com o histórico clínico e o estilo de vida de cada paciente, o ortopedista escolherá o tratamento mais adequado. Para prevenir os sintomas da artrose, é fundamental manter o peso corporal equilibrado, praticar atividades físicas regularmente, beber bastante água e ter uma alimentação saudável.
ARTROSE DO JOELHO TRATAMENTO

O tratamento da artrose do joelho vai depender da etiologia, do grau de comprometimento e das condições gerais do paciente. Inicialmente está indicado o tratamento conservador, com uso de medicamentos, reabilitação (fisioterapia e exercícios) e controle de peso. Quando não há sucesso no tratamento inicial outras opções terapêuticas podem ser empregadas. Podendo ser realizada infiltração articular, viscossuplementação e artroscopia.
Quando o grau da artrose do joelho é avançado, apresentando deformidades angulares (varo ou valgo), o tratamento cirúrgico pode ser indicado com osteotomias corretivas e, principalmente, substituição da articulação com prótese de joelho (artroplastia total de joelho).
Apesar de muitas pessoas não procurarem ajuda por acreditarem que não é possível lidar com o problema, elas estão enganadas. O diagnóstico precoce e tratamento adequado vão controlar a dor, estabilizar o quadro e evitar ou prorrogar a realização de uma cirurgia para colocação de prótese.
A artrose nos joelhos é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento ideal o paciente consegue um convívio saudável com o problema.