Artrose de quadril: conheça os sinais e como tratar

por / segunda-feira, 29 janeiro 2018 / Publicado emMatérias, Medicina Esportiva, Ortopedia
artose

O que é artrose no quadril

A artrose ou osteoartrite de quadril é caracterizada por um desgaste na articulação e degradação das cartilagens. Normalmente ocorre em pessoas acima dos 45 anos, mas também pode acometer os mais jovens. São fatores de risco a predisposição genética e traumatismos provocados por esportes como corrida e levantamento de peso.

 Sintomas da artrose no quadril

Além de dor localizada na região ao andar, podem ser sinais da doença a dor ao deitar-se de lado, sensação de dormência ou formigamento na perna e rigidez na virilha, nádega e coxa. Em algumas pessoas, os sintomas podem ser tão intensos a ponto de impossibilitar as atividades do dia a dia.

Tratamento Conservador da Artrose de Quadril

  • Perda de peso: é importante que o paciente entenda que a obesidade de uma maneira geral sobrecarrega TODAS as articulações, e em particular a articulação do quadril onde, dependendo do grau e da localização da gordura, o centro de gravidade pode ser alterado mudando o posicionamento anatômico das estruturas ósseas da articulação do quadril.
  • Dieta
  • Ingerir bastante água: cerca de 65% do nosso corpo é composto por água. Essa proporção tende a diminuir com a idade por diversos fatores e a reposição desta substância indispensável a vida favorece a constituição fisiológica da articulação como um todo.
  • Evitar exercícios de alto impacto: neste momento em que se tem o diagnóstico de uma patologia na articulação, é importante que se “economize” as estruturas articulares que sustentam a fisiologia de uma atividade física simples e sem dor com a intenção de adiar o máximo de tempo possível sem intervenções cirúrgicas.

 importante saber que hoje ainda Não Há Cura para a Artrose, mas os tratamentos podem ajudar a reduzir a dor e preservar a função articular. Uma combinação com as opções de tratamento descritas abaixo muitas vezes funciona melhor do que uma medida isolada. Pergunte ao seu médico sobre todas as opções. Não há ninguém melhor do que ele para lhe orientar sobre isso.

Medicamentos orais

Várias classes de medicamentos podem aliviar os sintomas da artrose. Não indicarei nenhum medicamento em específico aqui.

  • Analgésicos: em estágios iniciais são eficientes em reduzir a dor, mas não reduz a inflamação.
  • Anti-inflamatórios não esteroides: são bastante eficazes em reduzir a inflamação e aliviar a dor em paciente com artrose moderada. Mas seus efeitos diminuem com o tempo, voltando as dores conforme a doença evolui para um estágio mais avançado.  É importante ressaltar que eles podem causar vários efeitos colaterais.
  • Derivados da Morfina: estão indicados para alívio da dor nos casos mais grave. Assim como os Anti-inflamatórios também apresentam efeitos colaterais que muitas vezes são bastante incômodos tais como náuseas, constipação entre outros.
  • Condroprotetores : Também conhecido como Glucosamina/Condroitina e colágeno hidrolisado. A literatura é controversa quanto aos benefícios reais desses medicamentos mas alguns autores demonstram melhora da dor quando comparado aqueles que não utilizaram. Na minha opinião, não existem trabalhos consistentes na literatura, a maioria dos trabalhos está relacionado à artrose de joelho e não do quadril, não há descrição de que consigam frear o processo degenerativo articular, não tendo assim o dito efeito de proteger a cartilagem.

Terapias

  • Terapia ocupacional: com um papel secundário na recuperação articular, sua função é diminuir o estresse sobre a articulação descobrindo maneiras alternativas de se fazer as tarefas diárias.
  • Fisioterapia: de importância fundamental no processo de recuperação e fortalecimento dos músculos, o fisioterapeuta é capaz de aumentar a amplitude do arco de movimento e reduzir a dor. Vejo um trabalho específico voltado para uma reeducação biomecânica da região lombar e pelve como o grande trunfo para um recondicionamento da musculatura peri-articular e do balanço pélvico.

Infiltrações Intra-articulares


Injeções de 
corticóide: as injeções de corticoides já são bem conhecidas entre os ortopedistas e podem aliviar a dor articular. No entanto o seu uso deve ser acompanhado de cautela, pois a mesma medicação que leva ao alívio da dor também pode agravar lesões articulares ao longo do tempo. Existem trabalhos na literatura que o corticoide em contato com a cartilagem pode piorar a qualidade da cartilagem. Em casos selecionados vejo a triancinolona como um poderoso adjuvante no preparo articular e diminuição da sinovite.Considero as Infiltrações aqui como uma opção de Tratamento Conservador pois não há um procedimento cirúrgico envolvido. Alguns colegas podem considerar de forma diferente, visto que muitas vezes este procedimento é realizado em centro cirúrgico (Hospital), onde o paciente permanece internado por um período de até 2 horas após o procedimento.

Injeções de Ácido Hialurônico: também chamado de Viscosuplementação (Gel lubrificante), esta substância funciona como um “lubrificante” da articulação, favorecendo a mobilidade articular, diminuindo o atrito entre as estruturas e por consequência, diminuindo a dor. O Ácido Hialurônico possui uma composição molecular muito similar ao líquido sinovial natural. É um procedimento simples, muitas vezes realizo no próprio consultório com anestesia local e auxílio de ultrassom. Os benefícios podem perdurar por até 6 meses com poucos efeitos colaterais. O objetivo desse tratamento é basicamente prolongar ao máximo, com qualidade de vida, a articulação acometida pelo processo degenerativo.

Em caso de cirurgia

 Quando necessária, a intervenção cirúrgica permite a retirada parcial ou completa da cartilagem comprometida e substituição por uma prótese de quadril.

TOPO