Tratamento Artrose

por / terça-feira, 14 abril 2020 / Publicado emDicas Saúde Física, Joelho, Matérias, Medicina Esportiva, Ondas de Choque, Ortopedia
artrose-no-quadril

artroseFoco e dedicação especial à prevenção, tratamentos não-cirúrgicos e minimamente invasivos das lesões esportivas e artrose. Saúde e qualidade de vida. Viver sem dor e sem limitações, com mobilidade articular e autonomia plenas é o que todos desejamos.

Prezar pela prevenção, entendendo o ser humano como um todo integrado e abordando-o de forma individualizada. Tratar da maneira menos invasiva possível, com rápida recuperação e retorno a um nível funcional ou esportivo elevado, utilizando as mais avançadas técnicas.

 A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação.

Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris. A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

O principal objetivo é que o paciente não tenha sofrimento, não fique angustiado ou ansioso, seja tratado de maneira confortável, exposto a menos riscos, permanecendo o menor período afastado de suas atividades habituais, com menos limitações e recuperação mais rápida.

Podem abranger um amplo espectro de terapias, desde infiltrações ou punções com agulhas (que se enquadram no tratamento conservador / não-cirúrgico das doenças), até cirurgias realizadas por vídeo (artroscopias) ou com abordagens menores, poupando mais estruturas.

AS TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS MAIS UTILIZADAS SÃO:

Bloqueios Guiados por Ultrassom (Infiltrações): podem ser utilizados para tratar diversos tipos de lesões (articulares – artrose, tendinosas, musculares, nervosas). Com o seu uso, consegue-se administrar as mais variadas substâncias: analgésicos, anestésicos, fitoterápicos, anti-inflamatórios, hormônios, enxertos do próprio paciente (como a medula óssea contendo células-tronco ou o plasma rico em plaquetas – PRP, por exemplo) e outras. Quando realizados guiados (orientados) por ultrassonografia, apresentam menos dor e melhores resultados, garantindo com precisão que o alvo a ser tratado seja atingido. O paciente vai para casa logo após o procedimento, podendo ser feito no consultório médico.

Viscossuplementação:  Seus principais benefícios são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade. Além disso, não é necessário o uso de anestésicos, fazendo com que seja uma terapia ideal para acelerar a recuperação e a cura de diversas patologias que causam dor aguda ou crônica.

 O ácido hialurônico, além de funcionar como “gel lubrificante”, possui propriedades anti-inflamatórias de longa duração, graças à ligação celular que ele é capaz de realizar e modificar a expressão de fatores genéticos específicos.

Por esta característica, a viscossuplementação pode alcançar resultados favoráveis com o alívio da dor e melhora da mobilidade bastante satisfatórios. Por não possuir efeitos colaterais ou toxicidade, pode ser repetida indefinidamente, enquanto apresentar bons resultados.

Terapia por Ondas de Choque: A Terapia de Ondas de Choque é um método de tratamento não invasivo, que utiliza ondas mecânicas de alta pressão, para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas, sendo bastante utilizado na medicina esportiva, e ortopedia.

Vídeo-artroscopias: oferecem excelentes resultados na maioria das doenças do quadril, joelho, ombro, punho e tornozelo em seus estágios iniciais e, eventualmente, mais graves. Com o auxílio de uma mini-câmera e instrumentos especiais, é possível avaliar as articulações por dentro e corrigir os defeitos sem a necessidade de cortes tradicionais na pele, apenas por orifícios muito pequenos.

Experiência em cirurgias de reconstrução complexas (próteses) e preservadoras (artroscopias) do quadril e joelho

DrRenatoJoaoReisortopedista

Dr. Renato João Reis

Médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia nos Hospitais Dr. Mario Gatti e Hosp. Vera Cruz, durante sua formação e especialização fez também estágio no Hospital da AACD (Associção de Assistência a Criança Deficiente) na cidade de São Paulo.

-Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) -Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte) -Membro do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas -Membro da SMBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque – Clinica da Dor) -Sempre buscando atualizações em congressos nacionais e internacionais como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine),  Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte e Congreso Sudamericano de Medicina Del Deporte, Congresso Brasileiro de Cirurgia, entre outros.

TOPO