TOC E O QUADRIL DOLOROSO

por / quarta-feira, 15 abril 2015 / Publicado emJoelho, Matérias, Ondas de Choque, Ortopedia
bursitequadril

Por serem frequente motivo de consultas em clínicas ortopédicas, pacientes com quadril doloroso merecem uma atenção especial.

Basicamente, existem algumas doenças que acarretam dor nessa articulação, como artrose, tendinites e bursites, dor miofascial com pontos em gatilho,por exemplo.

O QUE É BURSITE TROCANTÉRICA?
Trata-se da conhecida bursite de quadril. Bursa significa bolsa, dai a palavra bursite, que significa inflamação de uma bursa, ou bolsa. Essa “bolsa” localizada na parte lateral do quadril, entre tendões e osso, pode se tornar inflamada, causando dor ao deambular e ficar de pé ou na mesma posição por muito tempo. Também pode haver uma hipersensibilidade na parte lateral do quadril, pacientes com frequência se queixam que não conseguem dormir apoiados no lado acometido.

Sabe-se que essa doença é mais frequente em mulheres. Pode estar relacionada à obesidade, encurtamento muscular e diferença de tamanho dos membros.

O tratamento é conservador, ou seja, não necessita de cirurgia, exceto em raros casos em que o tratamento conservador exaustivo veio a falhar.

Medicamentos, fisioterapias, alongamentos, infiltrações são medidas usuais de tratamento das bursites de quadril.

Também, é importante ressaltar a importância da perda de peso em pacientes com sobrepeso e obesos que apresentam a doença.

O papel da Terapia por Ondas de Choque ( TOC ) na Bursite de Quadril:

• Recentes estudos científicos tem demonstrado resultados animadores a respeito do uso da TOC em pacientes com bursite de quadril.

• O efeito analgésico, devido alterações bioquímicas e neo-angiogênica ( mais vasos sanguíneos, mais oxigênio nos tecidos ), é percebido em 70 à 80% dos pacientes.

• A TOC está indicada, nesses casos, quando os tratamentos convencionais falham.

• São realizadas de 1 à 5 sessões de TOC, numa média de 3.

• A duração das sessões varia de 20 à 40 minutos.

• Trata-se de método seguro, eficaz, não invasivo e praticamente indolor ( leve dor local, vermelhidão pode ocorrer ). – Após a sessão, o paciente pode retomar imediatamente suas atividades habituais de trabalho, esporte e lazer.

TOPO