Síndrome da Dor Miofascial – Pontos de Gatilho – Como Tratar

por / quarta-feira, 15 janeiro 2020 / Publicado emMatérias, Medicina Esportiva, Ondas de Choque, Ortopedia
pontos de gatilho

A síndrome miofascial, também chamada de síndrome dolorosa miofascial, é uma das causas mais comuns de dor músculo-esquelética e consiste em uma disfunção neuromuscular local que se caracteriza por apresentar áreas sensíveis em bandas musculares tensas ou contraturadas que geram dor em regiões afastadas ou circunvizinhas. Esta dor miofascial pode ser oriunda de um único músculo ou pode abranger diversos músculos, levando a padrões distintos de dor.

O ponto-gatilho é definido como um local irritável, situado próximo a uma estrutura mole, mais comumente no músculo, que se é caracterizado por baixa resistência e pela alta sensibilidade quando comparada a outras áreas. Quando este ponto é estimulado com pressão moderada por mais de 30 segundo, aparece a dor referida.
Diz-se que o ponto-gatilho é ativo quando é um o foco de hiperirritabilidade sintomática no músculo ou fáscia muscular com padrão de dor referida, ou seja, dor espontânea ou ao movimento, apresentando redução da amplitude de movimentos, redução da força, dor à palpação e bandas tensas.
Existem diversas causas distintas capazes de desencadear a síndrome miofascial, como: traumas, tanto macro quanto microtraumas; infecções ou inflamações causas por determinada patologia; alterações biomecânicas apendiculares; distensão crônica; esfriamento da musculatura fatigada; miosite aguda; isquemia visceral; lesões localizadas de músculos, articulações e ligamentos; patologias viscerais; desequilíbrio endócrino; prolongada exposição ao frio; deficiência de vitamina C, do complexo B, de cálcio e potássio; anemia; baixa taxa metabólica; creatinúria; estresse emocional; tensão; dentre outros.
Como tratar?

Entre as técnicas utilizadas para liberação miofascial estão:

o Infiltração com anestésico
o Bloqueios
o Terapia Por Ondas de Choque
o entro outras

Infiltração com anestésico
A Infiltração de Pontos Gatilhos é uma opção para o tratamento das dores de origem muscular, sendo realizada, geralmente, com a utilização de anestésicos locais, podendo ser associada outras medicações.
A finalidade da Infiltração de Pontos Gatilhos é inativar estes pontos, resultando na melhora da dor. Isto ocorre devido inicialmente à ação anestésica da medicação, bloqueando a dor, e à ação mecânica de inserções repetidas nas fibras musculares contraturadas que resultam em uma “quebra” desta contratura, promovendo o relaxamento muscular e melhora da dor.
Terapia Por Ondas de Choque
O uso da terapia por onda de choque para desativação de pontos gatilhos é uma revolução no combate às dores. Chamados de ”trigger points”, os pontos gatilhos são pequenos nódulos que se formam nos músculos, como nós, que produzem dor à distância. ”A inflamação é pontual e pode ocorrer em microfibras musculares. Os pontos gatilhos causam um endurecimento da musculatura, que perde a elasticidade. O processo inflacionário leva a um endurecimento em cadeia do músculo e faz com que a dor atinja áreas distantes da origem da inflação.
A introdução da TOC acelera a recuperação, já que trata mais pontos ao mesmo tempo e ativa os mecanismos de cura. A onda altera as células locais para que liberem mais substâncias analgésicas. Há um aumento da nutrição dos tecidos na região atingida. A recuperação é biológica, dispensando antiinflamatórios.
BLOQUEIOS ANESTÉSICOS DE PONTO GATILHO

Para esse procedimento localiza-se a banda miofascial tensa e o ponto gatilho, depois faz-se a infiltração local com anestésico, como lidocaína, por exemplo. O paciente pode sentir uma contração local (twitch response), indicando que a infiltração foi realizada no ponto correto, inativando este ponto gatilho miofascial.

É importante esclarecer ao paciente sobre o diagnóstico, realizar educação em saúde e estimular uma posição ativa em relação ao seu tratamento. Dessa forma, com uma boa relação médico-paciente e coparticipação a melhora da síndrome é certa.