Reconstrução de Ligamento Cruzado Posterior

por / quinta-feira, 25 setembro 2014 / Publicado emJoelho, Matérias, Ortopedia
ligamento_

O tratamento da lesão do ligamento cruzado posterior é um constante desafio para o cirurgião ortopédico. Existe um relativo consenso nos dias atuais que as lesões isoladas do LCP podem ser tratadas de inicial consevadoramente com resultados satisfatórios. Já nos casos de instabilidade ligamentar combinada, nas quais outros ligamentos estão lesionados além do LCP, deve ser tratada com intervenção cirúrgica.

Neste caso as opções de enxerto para confecção do neoligamento são:
- tendão patelar;
- tendão flexor (semitendíneo e grácil);
- tendão do quadríceps.
O ligamento cruzado posterior original possui 2 bandas, a ântero-lateral e a póstero-medial.
Muitos estudos foram realizados em diversos centros com o objetivo de avaliar funcionalmente o resultado final dos pacientes operados na reconstrução com um feixe quando comparados aos reconstruídos com dois feixes. Dessa forma, há nos dias de hoje uma tendência na reconstrução do duplo túnel. Este reproduz de modo mais eficaz a cinemática do joelho intacto, proporcionando uma reconstrução mais similar em relação à função e anatomia do LCP original.
A reconstrução do LCP nos dias de hoje é realizada por via artroscópica e apenas pequenas incisões para retirada dos enxertos. Já na fixação dos enxertos podem ser utilizados parafusos metálicos ou absorvíveis.

Deixe uma resposta

TOPO