Infiltração do quadril é alternativa para pacientes jovens com artrose

por / sexta-feira, 12 fevereiro 2016 / Publicado emJoelho, Matérias, Medicina Esportiva, Ondas de Choque
122342062

A viscosuplementação é o processo de injeção de ácido hialurônico na articulação afetada que pode restaurar a lubrificação perdida da doença articular degenerativa

osteoartrite do quadril ou coxartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste da articulação do quadril. Alem de afastar o individuo do esporte, pode ser incapacitante, muitas vezes exigindo tratamento cirúrgico precoce.

Na evolução a dor pode aparecer durante as atividades da vida diária  e existe comprometimento da performance esportiva. Movimentos como calçar sapatos, cortar as unhas dos pés, entrar e sair do carro, começam a se tornar um pouco mais difíceis, por causa da perda do movimento articular. Com a piora do quadro, as dores noturnas e a rigidez matinal surgem. Nesta fase já mais avançada, começa a perda real da qualidade de vida, quando a pessoa deixa de fazer o que lhe dava prazer.

Desgaste da articulação do quadril pode afastar a pessoa do esporte, como a corrida, diz ortopedista

euatleta_info_saude_artrose_quadril

Durante sua evolução, a doença degenerativa também provoca uma perda de líquido sinovial, que lubrifica as articulações e absorve o choque. O líquido sinovial, naturalmente produzido por nossas articulações tem função de lubrificar e nutrir o tecido cartilaginoso, responsável pela absorção e distribuição da carga gerada pelo contato ao solo inclui uma importante componente chamado ácido hialurônico.

Viscosuplementação é o processo de injeção de ácido hialurônico na articulação afetada para ajudar a restaurar a lubrificação perdida da doença articular degenerativa. Inicialmente, o procedimento foi utilizado no tratamento da osteoartrite do joelho. Mas, recentemente, tem mostrado resultados promissores no tratamento de osteoartrite do quadril.

Embora seja um procedimento relativamente novo no tratamento para a doença articular degenerativa do quadril,  tem mostrado resultados muito positivos para alguns pacientes, especialmente aqueles com em estagio inicial da doença, com diminuição da dor, melhoria da mobilidade e retorno ao esporte, com eficácia a longo prazo com duração de vários meses.

O procedimento esta ligado a  um baixo índice de complicações, com menos efeitos colaterais em comparação com outros tratamentos injetáveis como os tradicionais corticosteroides e pode ser uma boa opção para aqueles que não podem ou não querem ser submetidos a cirurgia ou não podem tomar medicamentos anti-inflamatórios.