Glucosamina e Condroitina para Artrose

por / sexta-feira, 08 julho 2016 / Publicado emDicas Saúde Física, Joelho, Matérias, Medicina Esportiva, Ortopedia
artrite-artrose

Condroitina e Glicosamina está Indicada para artrose?

Recentemente, muito tem-se ouvido falar no uso da glicosamina e/ou condroitina no tratamento de dores crônicos no joelho, principalmente em pacientes com artrose do joelho. Muitas pessoas tomam este suplemento alimentar por meses ou anos sem saber a real função deste componente para o tratamento de patologias do joelho. Na Europa e Brasil, este medicamento é prescrito por profissionais da saúde, porém nos Estados Unidos é considerado um suplemento alimentar e pode ser facilmente comprado nas farmácias e mercados sem prescrição médica. Neste artigo, tentamos esclarecer as principais funções destas substâncias e as melhores indicações para seu uso.

O que é a Glicosamina?

Glicosamina é um amino-açucar considerado um componenartrose
te natural da cartilagem do joelho. A principal indicação da Glicosamina tem sido nos casos de artrose do joelho. O conceito de utilizar esta substância como suplementação para os pacientes baseia-se no fato de alguns estudos demonstrar que a Glicosamina normaliza o metabolismo da cartilagem, ajuda na reparação de lesões de cartilagem e apresenta um potencial antiinflamatório moderado.

A Glicosamina e/ou Condroitina: Vale a Pena Tomar?

Como notamos pelos estudos de alto nível, a Glicosamina isolada ou associada a Condroitina melhora a função e dor do joelho em alguns estudos,.

A Glicosamina e Condroitina Têm Custo Alto?

Atualmente, existe uma grande apelo comercial da indústria farmacêutica para utilização não só da condroitina e glicosamina, mas como de outros condroprotetores como a diacereína, colágenos orais e outros suplementos alimentares.

knee_glucosamine_introQual a Melhor Maneira de Tomar a Glicosamina e Condroitina?

Enfim, devemos ter em mente que estes condroprotetores são parte do arsenal terapêutico do ortopedista. O paciente deve saber que a Glicosamina e Condroitina são considerados tratamento de custo alto e que podem apresentar melhora leve ou moderada da dor e função do joelho no tratamento da artrose do joelho

No entanto, não recomenda-se  o uso dos condroprotetores como medida isolada do tratamento da artrose. Sempre o uso destes suplementos devem ser orientados e acompanhados pelo médico, o qual deverá orientar conjuntamente fisioterapia, viscosuplementação, hidroginástica e dietas no controle dos sintomas da artrose.

TOPO