Dor no calcanhar: fascite plantar e esporão são causas mais comuns e podem ser tratadas com TOC

por / quinta-feira, 25 setembro 2014 / Publicado emMatérias, Ondas de Choque, Ortopedia
fascites

Descubra quais são os sinais, sintomas e tratamentos para os seus pés

A dor no calcanhar é um dos motivos mais freqüentes de atendimento ortopédico, principalmente nos atletas. Ela pode ter várias causas, sendo uma das mais freqüentes a fascite plantar, que nada mais é que a inflamação da fáscia plantar e o esporão do calcaneo.

A fáscia plantar é uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura) da planta do pé que se estende do calcâneo aos dedos ela ajuda a manter o arco plantar. Já o esporão do calcâneo pode fazer parte do quadro de fascite plantar mas se caracteriza principalmente por um crescimento ósseo no calcâneo (osteofito), o qual localiza-se adjacente a fáscia plantar e é causado pela tração dos músculos flexores curtos dos dedos.

Dor no calcanhar é um dos motivos mais frequentes de atendimentos ortopédicos
Sabemos hoje que a presença ou ausência do esporão, bem como seu tamanho não é a causa da dor nos corredores. Cerca de metade das pessoas com fascite tem esporão do calcanhar e mais ou menos 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão nesse caso, ocorre devido a processos degenerativos.
Sinais e sintomas
O paciente com fasciíte apresenta dor na parte posterior que irradia para a planta do pé, o eposrão a dor é localizada no calcanhar. Esta dor ocorre principalmente nos primeiros passos ao levantar-se da cama pela manhã, pois os pés permanecem em flexão plantar e relaxados durante toda à noite, além disso, atividades esportivas ou ficar longos períodos em pé também causam dor importante.
No caso do esporão, algumas vezes o pé adapta-se a esta proeminência e a dor pode até diminuir com o passer do dia ou pratica de esporte. Por outro lado, um esporão indolor pode
transformar-se em doloroso em conseqüência de uma pequena lesão, como pode acontecer durante a corrida. Mas a maior causa da dor é devido a essa proeminência óssea ser comprimida contra a parte posterior do tênis de corrida. Tanto o tendão como os tecidos moles podem ficar inflamados e doloridos quando isso acontece.
Causas e diagnóstico
- Alterações na formação do arco dos pés (principalmente a acentuação do arco, pé cavo);
- Alterações na marcha (pisada errada)
- Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna.
A pressão sobre o centro do calcanhar causa dor se o esporão estiver presente. Pode-se fazer radiografias para confirmar o diagnóstico, mas estas podem não detectar os esporões em formação. A ultra-sonografia ou Ressonância magnética são métodos importantes de avaliação da integridade e qualidade da fáscia plantar.

fascites
- Inicialmente é sempre conservador:
- Medicação com antiinflamatórios e analgésicos;
- Fisioterapia com exercícios para alongamento da fáscia plantar e do tendão de Aquiles;
- Suspender as atividades de corrida ou longas caminhadas para diminuir o impacto sobre a região.
- Perder qualquer peso excessivo;
- Palmilhas com acolchoamento do calcanhar podem minimizar o estiramento da fáscia e reduzir a dor além de absorção do impacto
- Para aqueles que não responderam ao tratamento, existem as opções:
- Injeções de corticóide na fáscia plantar;
- Uso do night splint, que é uma espécie de imobilizador de tornozelo que alonga a fáscia plantar enquanto estamos dormindo;
- Terapia por ondas de choque extracorpórea, produzindo uma neovascularização com conseqüente reparação do tecido inflamado. Novo método eletro hidráulico de tratamento que é menos invasivo.
A cirurgia fica reservada para os pacientes que não respondem a essas medidas citadas. Só se deve realizar uma intervenção cirúrgica para extrair o esporão ou a fasciectomia quando a dor constante dificultar a marcha e na falha do tratamento conservador.