Dor nas costas e a Terapia por Ondas de Choque

por / quinta-feira, 25 setembro 2014 / Publicado emMatérias, Ondas de Choque, Ortopedia
dornascostas

Dor nas Costas

A dor nas costas são a principal causa de consultas ortopédicas.
Ultimamente, uma nova abordagem de tratamento vem sendo instituída com resultados promissores e animadores em casos de dor nas costas de origem Miofascial / Trigger Points, quando o tratamento convencional com medicamentos e fisioterapias veio a falhar. Trata-se da Terapia por Ondas de Choque ( TOC ).
A TOC é uma técnica moderna, não invasiva e que confere, na grande maioria dos casos, bons resultados nesses casos.
O que é a síndrome da dor miofascial?
Trata-se de uma causa frequente de dor muscular devido presença de pontos em gatilho ( os chamados Trigger Points ). Ocorre em ambos os sexos, parece ser mais frequente em mulheres, mais frequente a partir da terceira e quarta décadas de vida.

O que são pontos gatilhos?
São locais bem definidos de dor. Pode se manifestar como um nódulo muscular, um espasmo muscular. Quando palpado esse ponto, ocorre dor irradiada à distância ( “dor que corre” ).
Quais os sintomas da síndrome de dor miofascial?
É uma dor localizada em determinada região do corpo, geralmente nas região dorsal, lombar e cervical, podendo acometer cintura escapular e pélvica. Pode haver piora dos sintomas com esforços físicos. Sintomas emocionais muitas vezes estão associados ( depressão, ansiedade, alterações do humor… )

Qual a causa da síndrome de dor miofascial?
Pode estar relacionado com movimentos repetitivos e que confiram sobrecarga física, alterações e descuidos posturais, problemas emocionais ( familiares, estresse no trabalho, problemas conjugais ).

Como se faz o diagnóstico da síndrome de dor miofascial?
Não há exames de “atestem” Dor Miofascial. O diagnóstico, portanto, é clínico. Uma boa conversa com seu médico e um bom exame físico são suficientes para o diagnóstico.
Como pode ser tratada a síndrome de dor miofascial?
Medicamentos, fisioterapias, acupunturas, exercícios, pilates, correção postura, fortalecimento muscular, alongamentos, tratamento psicológico são aliados no tratamento de Síndrome dolorosa Miofascial.
Atualmente, o uso de Terapia extra-corpórea por Ondas de Choque ( TOC ) vem sendo cada vez mais instituído nesses casos, quando o tratamento convencional falhou. O site da SBTOC ( Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque ) indica possibilidade de tratamento de dores miofasciais com TOC.