Bursite Trocantérica (Quadril) e a Terapia por ondas de choque

por / sexta-feira, 19 setembro 2014 / Publicado emMatérias, Ondas de Choque, Ortopedia
bursitequadril

A bursite trocantérica é outra patologia bastante freqüente na ortopedia e caracteriza-se por dor na face lateral do quadril , podendo irradiar-se ao longo da coxa através da fáscia lata, que é o tecido que reveste esta região. Acomete principalmente mulheres na faixa dos 40 a 60 anos.

O diagnóstico é confirmado pela dor a palpação do grande trocanter, pela presença de calcificações periarticulares no exame radiográfico e pela ultrassonografia que pode mostrar o espessamento da bursa. A Terapia por Ondas de Choque é indicada nos casos resistentes a outros tratamentos convencionais; por considerá-la um método não evasivo, que não apresenta complicações significativas; diminuindo assim os riscos de um procedimento cirúrgico e os custos operacionais envolvidos.

O papel da Terapia por Ondas de Choque ( TOC ) na Bursite de Quadril:

• Recentes estudos científicos tem demonstrado resultados animadores a respeito do uso da TOC em pacientes com bursite de quadril.

• O efeito analgésico, devido alterações bioquímicas e neo-angiogênica ( mais vasos sanguíneos, mais oxigênio nos  tecidos ), é percebido em 70 à 80% dos pacientes.

• A TOC está indicada, nesses casos, quando os tratamentos convencionais falham.

• São realizadas de 1 à 5 sessões de TOC, numa média de 3.

• A duração das sessões varia de 20 à 40 minutos.

• Trata-se de método seguro, eficaz, não invasivo e praticamente indolor ( leve dor local, vermelhidão pode ocorrer ). – Após a sessão, o paciente pode retomar imediatamente suas atividades habituais de trabalho, esporte e lazer.